|
Zamioculca |
Olá pessoal, bem vindo ao meu blog.Neste blog você vai conhecer um pouco sobre mim e minha paixão, as plantas.
Sempre quis morar numa casa ou cobertura, onde pudesse fazer um jardim bem bonito com várias plantas. Mas até agora não foi possível, então, por enquanto, me contento de morar num apartamento que tem uma boa varanda que pega sol a tarde e que no verão frita todo mundo aqui dentro de casa.
No primeiro dia no novo apê resolvi passear por essas lojas grandes de material de construção que existem por aqui no RJ e me deparei com uma linda planta de folhagens brilhantes e muito imponente.
Veio num vasinho lindo, inofensivo e resolvi começar a montar meu pequeno jardim na varanda do meu novo apê.
ZA-MI-O-CUL-CA... Difícil de decorar, né? Nunca tinha ouvido falar nela e depois que fui perceber que todos os shoppings do RJ usam ela na decoração interna porque elas são excelentes plantas para ambiente interno.
Pronto, comprei e a trouxe pra casa.
Ela é muito linda e cresce de forma moderada. Eu comecei colocando ela dentro de casa, ao lado do meu rack da sala, mas depois de um tempo a coloquei na porta da varanda, do ado de fora, e ai ela deslanchou. Ta enorme...
Então vamos as suas características:
Zamioculca:
Nome científico: Zamioculcas Zamiifolia. É originária da África e pertence à família das Aráceas, a mesma do copo de leite e dos antúrios.
Muito conhecida pelos Jardineiros e paisagistas devido à facilidade em cuidar, à baixa manutenção e à fácil adaptação aos locais muitas e por gostar de ambientes internos. Podem chegar até a 1 metro de altura e dão flores quando bem cuidadas.
Para aqueles mais supersticiosos, dizem que ela serve para atrair proteção e sorte, sendo indicada para colocar na entrada da sua casa ou estabelecimento comercial.
Como Cuidar:
Por ser uma planta de fácil cultivo e não precisar de tantos cuidados especiais é a planta ideal para quem não tem tanto tempo ou que passe o dia todo fora de casa.
A Rega:
No dias de muito calor é de 2 a 3 vezes na semana e nos dias de mais frio, 1 vez na semana já está de bom tamanho.
Substrato:
Ela gosta de terra rica em material orgânico e bem drenado. Ela não gosta de ficar encharcada, ok?
O substrato que utilizei foi: 50% de terra preta, 30% de humus de minhoca e 20% de Vermiculita.
Faço a adubação pelo menos 2x ao ano com farinha de osso e torta de algodão.
Floração:
Floresce entre o outono e o inverno. Suas flores não tem nenhum atrativo. Aqui em casa só deu uma vez.
Dica Importante:
Uma dica bem importante para quem tem crianças ou animais de estimação. Esta planta é extremamente tóxica se ingerida. Então, cuidado.
Por enquanto é só. Até mais!
Comentários
Postar um comentário