Como ter uma Horta Orgânica em casa
Muitos não acreditam, mas dá para se ter uma pequena horta dentro de um apartamento. Você só precisa de um pequeno espaço que bata sol numa parte do dia.
Quem não gostaria de colher de seu próprio vasinho salsinha, hortelã, manjericão, alecrim, alface e várias outras hortaliças? Sem contar que quando se tem criança em casa é uma delícia compartilhar com os pequenos o encanto de se ver o desenvolvimento das sementinhas até chegarem a fase adulta. Aposto que a alimentação deles será mais saudável e mais colorida.
Parece um sonho? Não, não é, e vou te mostrar que em pouco espaço você pode ter tudo isso ao seu alcance.
Você pode aproveitar alguma parede de sua sacada ou varanda ou até mesmo escolher uma janela que entrem os raios de Sol.
Depois de escolhido o local é só encontrar os temperos que mais gosta, comprar vasinhos bem bonitinhos que pode ser de cerâmica, autoirrigáveis (excelentes para quem não tem tanto tempo) ou até mesmo reciclar algumas latinhas ou garrafas pet. Só não esqueça de fazer furos embaixo para que haja uma boa drenagem, ok?
Vamos ao Passo a Passo:
- Escolha um vaso ou jardineira e coloque ao fundo argila expandida. Em seguida uma manta bidim para a drenagem. Ela serve para segurar a terra e evitar que escoe cada vez que o vaso for regado. Se não encontrar não tem problema, pode plantar sem ela.
- Coloque terra adubada especial para mudas ou hortaliças. Adicione sua muda ou mudas, conforme o tamanho do vaso. Não destrua o torrão de terra da plantinha, apenas o acomode no centro do vaso e complete com a terra que comprou. Regue bem para assentar a terra.
- Agora é só colocar os vasos dispostos num local arejado que pegue sol ao menos numa parte do dia para que suas hortaliças cresçam bonitas.
- Não esqueça que ao menos 2x ao ano é necessário adubar a terra com adubo orgânico. Nesse caso guarde cascas de legumes, frutas, borra de café, casca de ovos para fazer uma bela mistura para suas plantinhas. Elas irão agradecer.
Algumas inspirações para você.
Comentários
Postar um comentário