Pular para o conteúdo principal

Destaques

Calathea Makoyana

Olá pessoal, hoje falaremos sobre uma planta com folhagens lindas e que não gostam muito de locais ensolarados. É própria para aquele cantinho de sua casa mais sombreado. Estamos falando sobre a Calathea Makoyana. Vamos saber um pouco mais sobre essa espécie:  Calathea Makoyana Origem: É originária das florestas tropicais da América. Se adapta bem em varandas e interiores.  Conhecida também pelos nomes: galatea, calatéia-pena-de-pavão, maranta-pavão. Características: Sua folha são arredondadas de um verde claro com manchas grossas de um verde mais escuro que vai do centro até a extremidade da folha. Na parte de trás de sumas folhas ela tem um tom avermelhado.  A Calathea Makoyana é uma das variedades mais resistentes quando comparada as demais Calatheas. São plantas que  gosta de solo bem drenado. Luminosidade: Gosta de ambientes sombreados ou com luz indireta. Caso fique dentro de casa ou local muito fechado convém colocar em local arejado a c...

Como fazer Adubo orgânico

Quando a gente pensa em ter uma horta em casa ou em apartamento a gente tende a esquecer do principal: Como mantê-los saudáveis por mais tempo?
E a resposta é simples. Adubando.

Toda planta precisa de nutrientes para se manter viva e ter um bom desenvolvimento. Sem isso, é capaz de em alguns meses você perder toda sua produção por que não se atentou a este detalhe tão importante.

Mas como fazer um adubo orgânico? Será que é difícil? Não. E vou mostrar para você que em uma semana você terá o melhor adubo para todas as suas plantinhas, principalmente para sua horta.

Nós podemos fazer de duas maneiras :compostagem ou liquido.
Hoje vou te mostrar como fazer o adubo líquido que é mais fácil de fazer.

Adubo Orgânico: 

O que você irá precisar: 

  1. Garrafas PET de 2 litros;
  2. Funil;
  3. Farinha de osso;
  4. Torta de mamona ( Caso tenha animais troque por Torta de algodão, pois esta não é tóxica para os bichinhos);
  5. Esterco de galinha ou boi que você compra em lojas de jardinagem;
  6. Húmus de minhoca;
  7. Casca de banana bem picadinha ou batida no liquidificador, 
Eu utilizo estas marcas abaixo, mas você pode usar o que encontrar na sua cidade.

Modo de usar: 

Coloque dentro de uma garrafa pet com a ajuda de um funil, 3 colheres medida da torta de algodão com farinha de osso ( ou uma colher de cada caso compre separado), 1 colher de sopa de esterco de galinha, 2 colheres de sopa de húmus de minhoca e cascas de 2 bananas bem picadinhas.  Complete com água e feche bem. Ao menos 1x ao dia você deverá sacudir o frasco para que se misturem bem.
Essa mistura deverá ficar guardada num ambiente seco por 7 dias. 

** Quando for abrir após este período CUIDADO! Essa mistura produz muitos gases e um cheiro bem forte. Então ao abrir a garrafa vá fazendo isso de maneira bem lenta para que os gases saiam aos poucos e você não perca liquido SUPER POWER que você produziu. 

Depois desses 7 dias é hora de utilizar seu adubo liquido. Lembre-se que este liquido produzido é bem concentrado então quando for utilizar você deverá diluí-lo numa proporção de 200ml de adubo para cada 2 litros de água. Nessa proporção você pode regar suas plantas toda semana.
Quando o liquido terminar e sobrar no fundo aquele resíduo, ele pode ser utilizado como adubo utilizando ele num saquinho de tecido e colocado no canto do vaso para liberação lenta.
Neste caso, o adubo liquido pode ser utilizado com menos frequência.

Veja neste link da minha página como fazer sua horta em apartamento.

Tem mais dúvida? Me mande uma mensagem que te ajudo.

Beijos em todos 

Comentários

Postagens mais visitadas